Os apontamentos foram tecidos pela professora Fátima Aparecida Montovani, participante da reunião, que se realizou no anfiteatro do Colégio Estadual “Cyriaco Russo”, em Bandeirantes.
A coordenadora de Língua Portuguesa, Maria Aparecida de Barros, iniciou o encontro abordando as leis 10.639 de 09/01/2003, sobre o enfoque da cultura afro e 13.807 de 30/09/2002 que dispõe sobre a hora-atividade. Ressaltou a importância do cadastro do Portal Dia a Dia Educacao para inteirar-se e participar das políticas públicas e disponibilizar de todo o acervo e informações presentes neste site. Destacou a elaboração do Livro Didático Público, incentivando intercambiá-lo com o Livro Português: Língua e Cultura (Carlos Alberto Faraco), a biblioteca do professor e do aluno, textos teóricos encaminhadas pelo DEB, enfim os recursos disponibilizados pela SEED.
Na seqüência levantou a reflexão sobre os limites, dúvidas e possibilidades de uma ação pedagógica na perspectiva das diretrizes curriculares de língua portuguesa.
Limites: salas de aulas heterogêneas no que se refere à idade, comportamento e recursos didáticos que são mínimos. O livro didático é o único material acessível ao aluno. Algumas escolas não oferecem nem retroprojetor em condição de uso. O professor acaba pagando xerox, atividades para completar o trabalho
Possibilidades: É possível uma ação.
A coordenadora confessa saber das dificuldades do cotidiano de sala de aula e aponta teóricos, constantes nas DCEs de Língua Portuguesa e teóricos da educação, como Saviani, Gasparin, Luckesi, Paulo Freire, entre outros, como um caminho para modificar, transformar o nosso aluno e a nós mesmos. Houve ilustração de um relato de uma professora sobre a necessidade de chegar mais perto do aluno, partindo de sua prática social, e então a mudança pode acontecer aos poucos. Segundo o relato de outra professora, nós professores queremos o ideal e temos o real.
Maria enfatiza que nós tocamos a alma do aluno, não podemos ser indiferentes. O professor pode ajudar o aluno a fazer a travessia, a passagem, tornando-se sujeito na História. A leitura literária, nesse sentido, tem papel fundamental, é humanizadora, segundo Antonio Candido.
O objeto de Língua Portuguesa é o discurso, por isso nós precisamos colocar o aluno em contato com os textos. Deve-se penetrar em sua estrutura, descortinando as intenções, a que se destina, instrumentalizando o aluno.
Ressalta a necessidade da produção da escrita, sua reestruturação e reescrita.
Vários depoimentos foram externados sobre atividades pedagógicas.
Devemos partir do conhecimento do aluno para chegar ao conhecimento formal, atingir um nível mais elevado, ampliando a atividade discursiva. Compreender a argumentação, intertextualidade, situacionalidade, referenciação, etc.
Frisou o fato de que a análise do discurso, análise lingüística não elimina a gramática da sala de aula. O autor faz escolhas lingüísticas de acordo com seu texto, o seu objetivo.
Indica o livro Aula de Português (Irandé Antunes). Comenta o fragmento de Augusto Bernardo – Redação Inquieta.
Não podemos ser reféns do livro didático. É preciso deixar o aluno falar e a partir de sua fala, sua oralidade, mostrar outra variedade lingüística para expressar seu pensamento: a norma padrão. O professor deve compartilhar com o aluno a experiência entre obra e leitor.
Maria desafia os professores a produzirem Folhas e a elaborarem um Plano Docente para ser disponibilizado no BLOG, que foi elaborado pela CRTE e será colaborativo. O plano deverá estar amparado em teorias trabalhados no encontro, com parecer do aluno.
A proposta segue o cronograma:
1º a 15/06 – estudo e planejamento
18 a 22/06 - elaboração do plano docente
25/06 a 06/07 – aplicação e avaliação do professor e parecer dos alunos
31/07 – enviar o plano para Maria, para disponibilizá-lo no BLOG
Por final, Maria solicitou-nos avaliação da reunião.
Bandeirantes, 29 de maio de 2007
2 comentários:
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Beijos
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Beijos
Helena
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