terça-feira, 5 de junho de 2007

RELATÓRIO - REUNIÃO PEDAGÓGICA, EM PÓLOS, COM PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA - NÚCELO REGIONAL DA EDUCAÇÃO DE CORNÉLIO PROCÓPIO.

ELATÓRIO - REUNIÃO PEDAGÓGICA, EM PÓLOS, COM PROFESSORES DE L

O primeiro encontro ocorreu em 15 de maio, no Salão Nobre, da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Cornélio Procópio, atendendo professores desse município e de Santa Mariana, totalizando vinte participantes. A coordenação da Equipe de Ensino, professora Maria de Fátima Oliveira, solicitou em 2005 que as escolas organizassem a hora-atiividade, agrupando disciplinas afins. O objetivo principal dos encontros em pólos centra-se na divulgação das DCEs e Plano Docente.

Num primeiro momento, a reunião foi conduzida pela coordenadora da Equipe, que explanou sobre o Plano Docente, conforme orientações da CADEP.

Após houve interacão com os professores de Língua Portuguesa, sendo conduzida pela professora Maria Aparecida de Barros, que iniciou o encontro explanando sobre a lei 13.806, que regulamenta a hora-atividade, enfatizando a necessidade de estudo. O diálogo foi orientado em recortes das DCEs, exemplares da Biblioteca do Professor, textos dos grupos de estudos aos sábados – 2005 a 2007, Livro Didático Público e Folhas.

Duas questões nortearam a reunião: “Quais são os limites, as dúvidas e as possibilidades para uma ação pedagógica na perspectiva das DCEs? Há conteúdos específicos na disciplina de Língua Portuguesa?

Quanto ao primeiro questionamento, elencam-se as respostas dadas:

  1. limites: carência de recurso financeiro; pouco exemplares de livros literários na Biblioteca; falha na formação inicial e pouco tempo para formação permanente, devido ao acúmulo de tarefas; dificuldade de estender a teoria ä prática; falta de respaldo da escola.

  2. Dúvidas: como trabalhar a gramática

  3. Possibilidades: mesmo reconhecendo os limites e dúvidas, apontaram que há possibilidade numa ação que atenda as DCEs.

Quanto ao segundo questionamento, houve muita polêmica, mas ao final, quando foi retomada, os professores chegaram a conclusão que não há conteúdos específicos em Língua Portuguesa.

Devido a grande participação, não houve tempo para propor em Plano Docente.

Em seguida, a professora Ana Beatriz, assessora pedagógica da CRTE, fez uma explanação sobre o uso das tecnologias da informação e comunicação em sala de aula, bem como sobre o Paraná Digital que terá o final de sua implantação no final de julho, onde todas as escolas estaduais terão seus laboratórios de informática, no qual o professor fará uso.


Maria Aparecida de Barros – Coordenadora de Língua Portuguesa



Cornélio Procópio, 15 de maio de 2007

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